Lombo de Bacalhau ao Forno


Ingredientes:
- 1 caixa de Lombo de Bacalhau Canoè – dessalgado;
- Azeite de Oliva Extra Virgem
- 3 cebolas pequenas
- 6 dentes de alho inteiros
- 4 batatas médias descascadas 
- Azeitonas pretas a gosto
- Ovos cozidos
- Tomates cereja ou similar
- Brócolis


 

Modo de preparo:
Descongele naturalmente os lombos:

- Numa panela com água fervente deposite cuidadosamente os lombos de BACALHAU já descongelados e aguarde que novamente levante fervura. 

- Você observará que as medalhas do lombo começarão a se abrir levemente. Esta é a hora de retirar os lombos da panela e, com muito cuidado, usando uma escumadeira, transferir os lombos para um pirex/travessa já com uma porção muito generosa de azeite no fundo. Com uma colher vá regando os lombos com o azeite do fundo da travessa, de modo que penetre nas medalhas abertas.

- Reserve.

- Na mesma água fervente do bacalhau coloque as batatas descascadas, os dentes de alho com casca e as cebolas descascas e inteiras para cozinhar.

- À parte, cozinhe os ovos, descasque e reserve.

- À parte salteie no azeite os tomates cereja e depois o brócolis.

- Retire as batatas quando perceber que estão cozidas, assim como as cebolas e os dentes de alho.

- Na travessa, sobre os lombos de bacalhau ajeite as cebolas, as batatas, as cabeças de alho, os ovos cozidos (cortados ao meio) e o brócolis. Regue com mais azeite.

- Pré-aqueça o forno até ficar MUITO quente.

- Leve a travessa montada ao forno e deixe por cerca de 30 minutos. Este é o tempo suficiente para não deixar os lombos e os demais ingredientes secarem e ficarem desidratados, mas com aspecto levemente assados.

Você pode fazer arroz branco para acompanhar.

Caso ainda não seja a hora de servir aos convidados, desligue o forno e deixe ai dentro aguardando a hora de servir, mas sempre cuidando para que não resseque.